Translate

terça-feira, 22 de abril de 2014

E agora o que fazer?

Cuidar de idosos é algo muito delicado, mais ainda, quando se é portador de alguma demência.

Hoje, após leitura de um manual do cuidador, tentei aplicar à técnica de como colocar a pessoa acamada da cadeira de rodas para a cama. Primeiro, não deu nada certo. Depois de inúmeras tentativas, chorei de tanto rir e, detalhe, a pessoa cuidada, riu muito também!  Acabei colocando-a na cama do jeito de sempre, com muito esforço físico.  Será que não sou uma boa cuidadora? Ou o manual não se aplica a todos os casos?

Quando um imprevisto ocorre devido à nossa inexperiência, para enfrentar tais situações, surge a necessidade de agir dentro do que entendemos ser possível!  

Os idosos precisam de cuidados especiais, mas é preciso transmitir tranquilidade e segurança para que se sintam verdadeiramente amparados. Entretanto, no idoso com demência, mesmo com muita habilidade, encontramos resistência maior ou menor em relação ao grau ou tipo de demência que o acometa.

Quando sentirmos que estamos perdendo o controle sobre o idoso a quem cuidamos, devemos relatar o fato ao seu geriatra ou neurologista, para que nos oriente em relação a melhor forma de lidar com nosso familiar idoso!

Manuais são ótimos para nos indicar alguns procedimentos, mas não se aplicam à todos os casos. Cabe a nós sabermos a hora de pedir ajuda ao profissional que o trata e termos muita paciência, pois veremos futuramente que o início eram flores, cabendo a nós não machucarmos e nem nos machucarmos com os espinhos que virão!

Não esqueça de se cuidar muito bem, se alimentando, bebendo muito liquido e não deixando de se cuidar e se divertir apesar de tudo! Chore se preciso, mas não se amargure nem retraia! Viver é um bem muito caro e não se pode desperdiçar as chances de ser feliz!

Paz, saúde e amor são vitais, e sorria sempre!
Tenham um lindo dia!

By Lory Claudino

Nenhum comentário:

Postar um comentário