Quando o assunto de que falamos se trata de demência ou síndromes demenciais, a maioria das pessoas, vira o rosto ou tenta desconversar.
Falar em demência remete à loucura. Mas não é bem assim... É certo que a mente é afetada, entretanto isso não caracteriza loucura!
Nas demências o desinteresse, a dificuldade em lidar com a rotina: anotando recados, lembrando o que vai comprar no supermercado, não se concentrando e por isso não repassando as informações novas que recebe, fazem com que a pessoa se sinta e pareça confusa: não louca!
Muitos quadros depressivos podem simular um quadro de demência, todavia se forem tratados da forma correta, o indivíduo retoma a sua vida sem problemas.
Carência de vitamina B12 e problemas na tireóide, podem apresentar um quadro de demência, reversível, em alguns casos, se forem diagnosticados e tratados à tempo.
A Hidrocefalia de Pressão Normal também pode ser reversível, se for descoberta através de ressonância de crânio e confirmada através de novos exames.
A sífilis, pode cursar com demência se não for descoberta e tratada. O cerébro do portador de sífilis que não for tratado, será contaminado pela doença. Com o passar dos anos a sífilis irá se alojar no cérebro e se transformará em neuro-sífilis: um quadro demencial . Esses indivíduos tenderão a apresentar um comportamento alterado em razão da destruição dos neurônios, afetando o comportamento e a cognição.
Tratar de um portador de neuro-sífilis não difere em muito de doenças como o Alzheimer, HPN,e também de portadores de demência por diabetes.
O cuidador familiar ou não, terá que ser muito atencioso e observador a todas atitudes e sintomas que surgirem.
O segredo é ter o máximo de calma e paciência com o doente e consigo mesmo. Não se deixando levar pelas circunstâncias e nem se tornando refém daqueles a quem se cuida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário