Translate

sábado, 28 de junho de 2014

Um pouco chocados!!!

Quando o assunto de que falamos se trata de demência ou síndromes demenciais, a maioria das pessoas, vira o rosto ou tenta desconversar. 

Falar em demência remete à loucura. Mas não é bem assim... É certo que a mente é afetada, entretanto isso não caracteriza loucura!

Nas demências o desinteresse, a dificuldade em lidar com a rotina: anotando recados, lembrando o que vai comprar no supermercado, não se concentrando e por isso não repassando as informações novas que recebe, fazem com que a pessoa se sinta e pareça confusa: não louca! 

Muitos quadros depressivos podem simular um quadro de demência, todavia se forem tratados da forma correta, o indivíduo retoma a sua vida sem problemas.

Carência de vitamina B12 e problemas na tireóide, podem apresentar um quadro de demência, reversível, em alguns casos, se forem diagnosticados e tratados à tempo.

A Hidrocefalia de Pressão Normal também pode ser reversível, se for descoberta através de ressonância de crânio e confirmada através de novos exames.

A sífilis, pode cursar com demência se não for descoberta e tratada. O cerébro do portador de sífilis que não for tratado, será contaminado pela doença. Com o passar dos anos a sífilis irá se alojar no cérebro e se transformará em neuro-sífilis: um quadro demencial . Esses indivíduos tenderão a apresentar um comportamento alterado em razão da destruição dos neurônios, afetando o comportamento e a cognição.

Tratar de um portador de neuro-sífilis não difere  em muito de doenças como o Alzheimer, HPN,e também de portadores de demência por diabetes.

O cuidador familiar ou não, terá que ser muito atencioso e observador a todas atitudes e sintomas que surgirem.

O segredo é ter o máximo de calma e paciência com o doente e consigo mesmo. Não se deixando levar pelas circunstâncias e nem se tornando refém daqueles a quem se cuida.

Existem momentos difíceis na vida de cada um de nós. Não podemos, porém,
deixar de vermos a saída e esquecermos de nós em função do outro. Amar é preciso... se amar é obrigatório!!!

Foto by Lory

Nenhum comentário:

Postar um comentário