No início, podem conversar agradavelmente. Vestem-se sozinhos e harmonicamente, não precisando de conselhos para escolher as suas roupas.
Posteriormente, aparecem os primeiros lapsos de memória; começam a ter dificuldades de combinar as peças e abotoam as roupas de forma errada, começam a não saber colocar os botões nas casas certas.
Deixam de prestar atenção aos detalhes, aparecendo, por isso, problemas quer em casa ou no trabalho.
Os negócios e as finanças podem ter abalos inesperados, necessitando de alguém para ajudar a traspor as dificuldades que surgem e lhe causam frustração.
Percebesse uma instabilidade emocional. A realidade começa a se afastar. Prometem coisas que que não podem fazer e não fazem o que podem. Distorcem os fatos e sentem que as coisas são mais fáceis ou difíceis do que são.
Deixam de cooperar gradativamente e iniciam os primeiros conflitos. Sentem-se perseguidos por um membro do trabalho ou família e tornam-se hostis com os mesmos. Ambos os lados começam a se estranhar e evitam o contato. A hostilidade do doente faz com que a comunicação fique difícil, às vezes, impossível. Vê o outro como alguém pronto para lhe fazer algum mal. Começa a inventar coisas e ver coisas. Para quem está do outro lado parece difícil perceber que o problema já está instalado e que já passou do tempo de procurar ajuda. Só que tem um detalhe: o doente não se enxerga com doença, nessa fase, e, não aceita ser levado ao médico. é necessário usar artifícios para levá-lo a um consultório para avaliar o seu quadro. Somente depois de constatada o tipo de demência, receberá tratamento: normalmente medicamentoso e psicoterápico.
É importante perceber quando algo diferente começa a acontecer, para começar logo o tratamentoPublicado em
.
.
Se isso não ocorre, a doença vai progredindo e só quando já se torna difícil deixar de perceber, é que se procura ajuda para o doente.
De qualquer maneira é preciso tratar com muita delicadeza o problema e não esconder dos outros que o idoso é portador de uma demência...Com o tempo todos à volta percebem!
Apesar de tudo a vida segue em frente! A pessoa continua sendo a mesma: com algumas modificações, mas a mesma que amamos e que nos ama.
Viver bem é uma dádiva; viver bem apesar das dificuldades é uma dádiva ainda maior!
Aproveite os bons momentos, divirta-se e siga o seu caminho!
Compartilhe as horas alegres e não somente as tristes! Viva a vida por inteiro! Seja feliz e dê felicidade !!!
by Lory |
Nenhum comentário:
Postar um comentário