Temos de tomar consciência nesse país, que a população está envelhecendo.
Os cuidados com os idosos não podem se restringir às vacinas, alguns centros de apoio e ao Estatuto do Idoso.
Na prática o que está acontecendo para melhorar a vida dos idosos? Onde estão as calçadas para se caminhar com segurança, andando à pé, de bengala, de andador ou em cadeiras de rodas?
Mesmo o idoso andando amparado pelo cuidador familiar ou não, tem dificuldade para driblar as calçadas ingremes, a falta de sinalização, falta de rampas e o desrespeito. Isso incomoda não somente aos idosos, mas também àqueles que têm alguma limitação física.
Os idosos com alguma demência são menosprezados e olhados de soslaio pela sociedade. Vistos como loucos e senis: esquecidos nos cantos como coisas indesejáveis. Seus cuidadores costumam também ser meio esquecidos e pouco convidados para locais que antes frequentavam normalmente.
As casa dos idosos com demências, também costumam receber menos visitas à medida que as doenças progridem.
Normalmente, as pessoas adoecem e se recuperam, tendo perspetivas de um futuro melhor. No caso do idoso, principalmente, com síndrome demencial, essa perspetiva não existe. Existe acompanhamento, tratamento, não cura. No caso, do HPN (hidrocefalia de pressão normal), com o uso de "válvula" pode haver grandes mudanças, dependendo do grau e resposta do doente.
Conviver com o descaso, ignorância e desrespeito das outras pessoas é tarefa árdua. explicar o quadro demencial aos que desconhecem a doença é muito exaustivo.
Ambos, idoso e cuidador se tornam vítimas de algo que não têm culpa.
Alzheimer, HPN, Parkinson, podem acometer pessoas mais jovens, sendo, entretanto, mais comuns na terceira idade.
Por outro lado não podemos deixar que tais impedimentos nos diminuam ou tirem nossa vontade de estarmos ao lado de nossos familiares. Ás vezes, podem nos olhar e não reconhecer, mas noutras vezes, são tão dependentes de nós: como se pedissem colo e afeto com um simples olhar, sem dizer nada...
by lory |
Nenhum comentário:
Postar um comentário