Quando chega a noite, na hora de deitar e dormir, fica difícil perceber certas coisas: pois nós também necessitamos descansar de um longo dia!
É justamente durante o sono, às vezes, aparentemente tranquilo, que perdemos o controle de algumas situações. Os idosos com algum tipo de demência, costumam ter um sono irregular ou acordar com alucinações ou delirar durante o sono e, como algumas crianças, se mantem calados ou emitem poucos ruídos.
O uso de fraldas geriátricas é muito necessário para evitar que o idoso com incontinência durma ou acorde molhado e se suje. Contudo, muitos idosos costumam rasga-las durante o sono ou ao despertarem. E daí? Podem perguntar. Qual o problema nisso? Vão se sujar, tomam um banho e trocam de fralda! Mas o risco maior não reside simplesmente em se sujar. O maior risco está no sufocamento ou broncoaspiração.
Ocorre que durante o sono, o idoso pode rasgar a fralda, retirar o plástico e o algodão, e, mastigar ou engolir esses materiais, ocasionando sufocamento ou broncoaspiração. Tudo acontece com eles dormindo ou semi-acordados. Fica muito difícil de prevenir algumas situações. Se o idoso broncoaspirar o algodão, em casa torna-se complicado fazer alguma coisa, será necessário levá-lo imediatamente para uma emergência. Pode-se tentar a manobra de heimlich, para desengasgar o idoso. Porem, não acho que seja uma manobra simples que qualquer pessoa possa executar. É necessário certa experiência e força para executar tal manobra.
Não vá dormir com a paranóia de que isso vai acontecer, hoje ou amanhã: pode ser que nunca aconteça, mas esteja ciente de que a qualquer momento isso pode acontecer. Não se desgaste antes do tempo, não seja, entretanto, pego de surpresa se acontecer.
E nunca se esqueça: seja feliz apesar de tudo! Se cuide e se ame para poder cuidar do outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário