By Lory Claudino |
Nas doenças demenciais dos idosos, o sentimento de gratidão e apego aos poucos vão desaparecendo.
Não espere parabéns e nem muito obrigado.
O mais importante é o "eu" do doente idoso. O egoísmo e a falta de unidade se tornem cada vez mais visíveis.
Os idosos se infantilizam (falam com voz imitando criança, inclusive), agindo como crianças mimadas e voluntariosas: muitas vezes se tornado agressivos e capazes de se machucarem e machucarem aos outros. Por isso, muito cuidado com o tamanho das unhas dos idosos: deixe-as sempre bem curtas e bem lixadas.
De um lado, têm muito medo e de outro, são capazes de atitudes de total audácia: se jogam de camas, rasgam fraldas e tiram a roupa com grande facilidade em frente das pessoas.
Necessitam cada vez mais de atenção e cuidados redobrados; não sendo nem um pouco confiável deixá-los muito tempo sozinhos (mesmo no leito), ou com objetos que possam engolir como por exemplo: botões, linhas soltas, apliques em roupas, papel e a tão temida fralda geriátrica, que por ser de uso obrigatório, em função da incontinência, não há como evitá-las.
Um recurso que pode minimizar o acesso às fraldas, pelas mãos dos idosos, é usar por cima delas, sem deixar nenhum pedaço aos alcance de suas mãos, uma bermuda ou calça de pijama, bem justas na altura da cintura e coxas. Não pode ser incomodo ou machucar ou prender a circulação da pessoa. Serve apenas para impedir que a fralda fique fácil demais de ser rasgada.
De qualquer maneira, a coesão entre os familiares, médicos e fisioterapeutas é de extrema necessidade para auxiliar no presente e no futuro, tanto do idoso quanto dos seus cuidadores, familiares ou não.
Saber lidar com a adversidade e os imprevistos é vital para todos!
O que sentimos e como lidamos com os sentimentos é importante para a nossa saúde física e mental. Chorar se preciso, deprimir jamais! Sorrir, passear, dar risadas, nos dão a energia suficiente e necessária para continuarmos e poder ajudar aos que precisam de nós!
Tenham Paz, Saúde e amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário