Translate

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Muita calma nessa hora!

Mudanças de ambiente, locais onde fazem as refeições, onde dormem e até mesmo roupas, lençóis e toalhas fazem com que o idoso sinta como se houvesse uma grande modificação em suas vidas.

Em casos assim, os idosos com síndromes demenciais, costumam se tornar muito agitados e arredios. Podem também ficar calados ou ter maiores delírios e alucinações.

Durante os horários de refeições é necessário que o ambiente seja o mesmo, haja calma, nenhuma pressa, pois costumar se alimentar com maior lentidão. Em nenhum momento devesse apressar o tempo do idoso: cada um tem o seu jeito e deve ser respeitado. Muitos, por causa das dificuldades mastigatórias, chegar a levar duas horas ou mais para terminar sua refeição. 

Apressar o idoso durante as refeições pode fazer também que se engasguem com mais frequência, tendo, às vezes, de serem levados a um pronto-atendimento por causa de broncoaspiração.

Uma pessoa conhecida ou desconhecida que surja durante às refeições pode fazer com que deixem de comer ou façam à mesa coisas que comumente não costumam fazer.

Um ambiente com música alta, televisão ligada, uso de celular ou o simples tocar de um telefone pode suscitar mudanças comportamentais e até recusa de se alimentar.

O tipo de refeição oferecida deve ter sempre orientação de um nutricionista e geriatra, pois em cada fase das várias síndromes demenciais o alimento oferecido deve ser diferente. No início, o alimento é mais sólido, e com a evolução da doença começa a se modificar tornado-se pastoso para facilitar a digestão e  a deglutição.

Muitas vezes, é necessário introduzir suplementação alimentar: sempre com orientação médica ou do nutricionista.

Não se deve achar também, que o que foi bom para um conhecido com o mesmo tipo de síndrome, será bom para todos os idosos com o mesmo problema. Não se esqueça de que um pode ter diabetes, colesterol e pressão alta e outros não terem: uma regra que serve não
só para os idosos, serve para todos nós! 

Ao iniciar o seu dia, se alimente bem, descanse nos momentos que puder, se distraia  um pouco, se mantenha informado sobre os problemas referentes a doença de quem você cuida, mas não deixe de ouvir as notícias do mundo exterior. Respire fundo e acredite que apesar de tudo você é uma pessoa feliz!

Tenham um bom dia!

by Lory

Nenhum comentário:

Postar um comentário