Translate

sábado, 28 de junho de 2014

Um pouco chocados!!!

Quando o assunto de que falamos se trata de demência ou síndromes demenciais, a maioria das pessoas, vira o rosto ou tenta desconversar. 

Falar em demência remete à loucura. Mas não é bem assim... É certo que a mente é afetada, entretanto isso não caracteriza loucura!

Nas demências o desinteresse, a dificuldade em lidar com a rotina: anotando recados, lembrando o que vai comprar no supermercado, não se concentrando e por isso não repassando as informações novas que recebe, fazem com que a pessoa se sinta e pareça confusa: não louca! 

Muitos quadros depressivos podem simular um quadro de demência, todavia se forem tratados da forma correta, o indivíduo retoma a sua vida sem problemas.

Carência de vitamina B12 e problemas na tireóide, podem apresentar um quadro de demência, reversível, em alguns casos, se forem diagnosticados e tratados à tempo.

A Hidrocefalia de Pressão Normal também pode ser reversível, se for descoberta através de ressonância de crânio e confirmada através de novos exames.

A sífilis, pode cursar com demência se não for descoberta e tratada. O cerébro do portador de sífilis que não for tratado, será contaminado pela doença. Com o passar dos anos a sífilis irá se alojar no cérebro e se transformará em neuro-sífilis: um quadro demencial . Esses indivíduos tenderão a apresentar um comportamento alterado em razão da destruição dos neurônios, afetando o comportamento e a cognição.

Tratar de um portador de neuro-sífilis não difere  em muito de doenças como o Alzheimer, HPN,e também de portadores de demência por diabetes.

O cuidador familiar ou não, terá que ser muito atencioso e observador a todas atitudes e sintomas que surgirem.

O segredo é ter o máximo de calma e paciência com o doente e consigo mesmo. Não se deixando levar pelas circunstâncias e nem se tornando refém daqueles a quem se cuida.

Existem momentos difíceis na vida de cada um de nós. Não podemos, porém,
deixar de vermos a saída e esquecermos de nós em função do outro. Amar é preciso... se amar é obrigatório!!!

Foto by Lory

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Quem é essa pessoa?

Você acorda feliz da vida...Alguns problemas já são compreendidos e com a rotina podem ser tratados com certa destreza...

Um dia o seu familiar olha e não o reconhece! mesmo sabendo que isso aconteceria, você se espanta...meio incrédulo, tenta  mostrar a ele quem você é...tenta, tenta e não consegue convencê-lo de que está errado.  A literatura, os médicos e as pessoas conhecidas com parentes com problemas semelhantes sempre lhe disseram que isso iria acontecer. No seu interior sabia que aconteceria, mas o seu desejo dizia que seria diferente! 

Não se preocupe: no início, na primeira vez, acontece e alguns minutos ou horas ou no dia seguinte, você é reconhecido de novo! O grande problema é que cada vez que isso acontece, você se espanta! 

Não se preocupe, todos já passaram por isso ou passarão. Isso pode não ser conforto: contudo, você não está sozinho... Todo dia o mesmo fato acontece com muitas pessoas em todo o mundo. 

Se ficar muito difícil procure entrar em contato com outros familiares de idosos com demências ou entre em contato com grupos que falam de doenças demenciais: na internet é fácil encontrar.

Nos sites que recomendo no final  do blog, estão alguns grupos que podem esclarecer dúvidas e ajudar com perguntas relacionadas a doença do seu familiar. São apenas alguns, existem outros é só procurar.

Neste ponto, já é fácil entender que os dias serão sempre cheios de surpresas: algumas se tornaram conhecidas e outras conhecerá futuramente... O tempo será seu maior aliado para transpor cada dificuldade ou entender melhor cada situação...

Você não precisa se olhar no espelho para saber quem é. Não deixe que os olhar do outro o faça esquecer o seu valor e a sua identidade... Ame-se sempre e não esqueça de sí mesmo! Força que você consegue!!!

by Lory